Criei a Missão da empresa. E daí?

_

12 de setembro de 2014
Compartilhe: 

Entre professores, consultores, experts, chatos e entendidos de gestão sempre fala-se muito da criação da missão organizacional.

Uma grande partes das pequenas empresa não tem a Missão, mas uma boa parte já criou.

Dentro do primeiro grupo que não tem, muitos não criaram porque simplesmente não veem sentido. No segundo grupo, que criou, muitos colocam no site ou quem sabe na parede, mas não sabe o que fazer com isso.

E aí vem a questão:

Para que serve a Missão da empresa?

Só para contextualizar, a Missão da empresa é uma frase que resume o propósito da empresa, ou seja, o grande por quê de ela existir.

Exemplo: a missão da 4blue é “Fazer pequenas empresas se tornarem grandes!”.

Este é o nosso grande objetivo. É por isso que trabalhamos.

A missão não é apenas para ser uma frase a ser colocada no site ou na parede da empresa. Ela é algo que vai alinhar toda a equipe do porquê vocês estão trabalhando.

E mais que isso, vai servir de argumento de venda para seus clientes também.

Ao meu ver, a missão tem três funções centrais:

  • Alinhar toda a equipe do porque fazemos o que fazemos (este porquê pode parecer óbvio, mas pode apostar que não é!)
  • Motivar os melhores funcionários a trabalharem com você
  • Motivar os clientes a comprarem de você

Para que tudo isso aconteça, uma coisa é essencial: a Missão da empresa deve ser inspiradora!

É muito comum vermos missões com três, quatro, cinco linhas explicando o que a empresa faz, como, por que, para quem, onde e etc.

Não está errado, mas ela simplesmente não fica inspiradora.

No caso da 4blue, por exemplo:

Fazer pequenas empresas se tornarem grandes

Não estou dizendo o que ou como eu faço. Estou dizendo o porquê. Poderia ser uma empresa de software ou de marketing.

O ponto é: com esta missão, é possível mostrar claramente para todos da empresa qual o grande propósito de nosso trabalho, consigo motivar meus funcionários e, ainda, uso isso para vender para os clientes (afinal, quem não quer que sua empresa cresça?).

Portanto, se você tem uma missão que está guardada na gaveta ou não tem missão alguma, repense imediatamente isso.

A missão é uma ferramenta mais poderosa do que pode parecer!

Escrito por
Equipe 4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
Todos os direitos reservados | © 2022 4blue
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram