Plano de Contas: O que é como usar?

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21 de maio de 2015
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O Plano de Contas é um dos conceitos mais importantes numa boa Gestão Financeira - mas quase ninguém sabe disso e quase todos ignoram.

O plano de contas é um descritivo de todas as CATEGORIAS de contas de uma empresa.

Ou seja, ele diz quais são os tipos de contas que a empresa possui, tanto de entradas quanto de saídas.

O que acontece na maioria dos casos: o sujeito não tem um plano de contas (e nem sabe o que é isso), mas tem seu controle master avançado no Excel.

Quando ele vai lançar uma conta referente a salários, por exemplo, fica desse jeito:

DATATIPODESCRIÇÃOVALOR
07/08SaláriosSalário do pessoal3.300,00
10/09GenivaldoSalário Genivaldo1.100,00
10/09RosicleiaRosicleia1.100,00
05/10FuncionáriosPessoal2.200,00
07/11Salários FuncionáriosRemuneração2.200,00
05/12Rosicleia MariaSalário1.300,00
05/12Genivaldo JoãoGenivaldo1.100,00

Percebeu o problema?

Não há padronização nenhuma.

Se você faz o controle em Excel e quer saber automaticamente o total de salários, o Excel não tem como saber que todos esses lançamentos sem padrão nenhum equivalem a uma conta chamada Salários.

Ou mesmo num sistema, é comum você encontrar categorias desorganizadas.  Você quer ver as contas de energia elétrica e vai achar contas chamadas “Luz”; “Energia”; “Energia Elétrica”, tudo se referindo à mesma coisa.

E é pra isso que serve o Plano de Contas. Para organizar as informações.

Veja a diferença:

DATATIPODESCRIÇÃOVALOR
07/08Salários FuncionáriosSalário do pessoal3.300,00
10/09Salários FuncionáriosSalário Genivaldo1.100,00
10/09Salários FuncionáriosRosicleia1.100,00
05/10Salários FuncionáriosPessoal2.200,00
07/11Salários FuncionáriosRemuneração2.200,00
05/12Salários FuncionáriosSalário1.300,00
05/12Salários FuncionáriosGenivaldo1.100,00

É um mero detalhe, mas faz toda a diferença!

Assim, um bom plano de contas DEVE ter as categorias da seguinte forma:

  • Receitas – todas as entradas de dinheiro das suas vendas;
  • Custos Variáveis – os gastos que estão diretamente atrelados à sua venda ou a sua produção;
  • Despesas Fixas – gastos do dia a dia da empresa, independem da sua venda ou da sua produção;
  • Investimentos – gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa, mas para o qual pretende-se obter um retorno a curto, médio ou longo prazo;
  • Movimentação não operacional – entradas ou saídas de dinheiro que não fazem parte da operação do negócio. Entrada de empréstimo, pagamento de empréstimo, pagamento de juros, etc.

Assim, o seu plano de contas PRECISA ter esta estrutura. Desta maneira você vai ter informações da forma correta par analisar os números.

Escrito por
Equipe 4blue
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